Notícias

Abastecer com álcool é vantajoso em 16 Estados

Vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina.

Fonte: Diário do Comércio

Agência Estado

O álcool combustível está competitivo no tanque dos carros flex fuel em 16 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana terminada na última sexta-feira (dia 27). A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina.

O número de Estados em que o etanol permanece competitivo aumentou em relação à semana anterior, quando 14 Estados apresentavam o álcool mais competitivo que a gasolina. Já o combustível derivado do petróleo segue vantajosa em 6 Estados brasileiros, ante 7 no período anterior. Em cinco Estados é indiferente o uso do etanol ou da gasolina pelo consumidor.

Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa - até 70% o álcool é competitivo - são: São Paulo (preço do álcool é 55% do preço da gasolina), Mato Grosso (55,81%), Paraná (59,95%), Espírito Santo (61,75%), Pernambuco (63,34%), Alagoas (63,48%) e Bahia (64,63%).

Já a gasolina continua mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 80,29% do valor da gasolina), Pará (75,65%) e Amapá (74,42%). É indiferente utilizar etanol ou gasolina no tanque no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, além do Distrito Federal.

O levantamento também revela que os preços médios do álcool combustível caíram em 20 Estados brasileiro no período analisado, sendo que as maiores quedas foram registradas na Bahia (-3,2%), Ceará (-2,59%) e Maranhão (-1,35%). Já as cotações subiram em sete Estados, sendo que as maiores altas foram registradas no Paraná (+1,56%), Amapá (+0,96%) e Rio de Janeiro (+0,59%).

voltar

Links Úteis